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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MUSICOTERAPIA - A TRILHA SONORA DOS BAIXINHOS

Por Cassandra Gomes

Fonte: Revista Baby & Cia

Ela é uma forma de arte, das mais antigas. Ela expressa ideias, culturas, sentimentos, remetendo a emoções e trazendo benefícios poderosos em nosso corpo físico, mental e psicológico.
Segundo Claudia Junia Ferreira Rocha de Azevedo, terapeuta ocupacional, com extensão em Musicoterapia “A música já pode ser utilizada desde a gestação, com a mamãe conversando e cantando para o bebê na barriga. Normalmente, músicas que a mãe ouviu ou colocou para o bebê na barriga são músicas que podem acalmar, dar segurança e/ou confortar o mesmo, quando fora da barriga. A mãe e o pai podem resgatar músicas de sua infância e cantar para o bebê, podem utilizar músicas clássicas também, porém, o mais importante é que essas músicas tenham ligação com a vida desses pais, para que eles possam transmitir para os filhos”.
Para a profissional, a música é um dos melhores elementos de expressão, comunicação e interação e aconselha os pais a fazerem uso da “boa música” com seus filhos, educar o ouvido musicalmente apresentando essa arte aos baixinhos, o quanto antes, melhor.
A terapeuta ocupacional Claudia Junia realiza tanto um trabalho nos berçários das escolas (para nenês de 0 a 2 anos), quanto para os maiorzinhos, de 2 a 6 anos. Nas oficinas com os bebês, direciona as atividades utilizando cantigas de roda, brincadeiras cantadas, músicas que estimulam ganhos físicos, de comunicação, cognição que o bebê pode apresentar.
Também utiliza músicas instrumentais e de relaxamento para o momento da massagem no final de cada oficina ou trabalho. E complementa, “O principal objetivo dessas oficinas é promover uma melhor interação dos pais com seus filhos, formação ou foortalecimento do vínculo”.
Já na pré-escola, a musicalização deverá ser ligada ao desenvolvimento de outros aspectos ligados à criança, como criatividade, coordenação motora, lateralidade, lógica, estética, socialização e afetividade (principalmente as crianças de período integral), entre outros.
Os trabalhos de terapia ocupacional ou a musicoterapia só podem ser realizados por profissionais especializados graduados. Escutar música ou cantar para o seu filho não é terapia, mas o seu efeito é especial, porque desenvolve o vínculo pessoal. As sessões de terapia variam de acordo com a necessidade do paciente, mas normalmente ocorrem de uma a duas vezes por semana, com duração de 50 minutos.
A indicação da terapia pode ser específica, como coadjuvante em tratamentos de saúde ou comportamental. No caso dos nenês e crianças habituais das escolas, eles terão o seu estímulo incentivado desde cedo para ajudar em seu desenvolvimento, relaxamento, potencializar aprendizados e resultados.
A música faz parte da rotina dos bebês e crianças de todas as idades e em todos os tempos. Nas escolas a música se faz presente, mas presente mesmo é saber aproveitar o que ela faz de bom: acalma, anima, ensina, socializa, cura


Sons caseiros

* Se os pais tocarem algum instrumento musical toque-o sempre, desde a gestação.

* Brincadeiras com chocalhos.

* Cantar ou colocar música na hora do banho.

* Cantar com palmas. Por volta dos 8 meses o nenê também interagirá com palmas.

*Colocar músicas que falem das partes do corpo – auxilia na nomeação e estimula a fala.

* Brincar de roda.

* Estimular brincadeiras com instrumentos musicais, como o pandeiro, o tambor, o violão.

* Cantar, tocar, brincar, todos juntos; pais e nenês interagem de maneira fantástica e desenvolvem o vínculo afetivo


A musicalização da rotina das crianças com auxílio profissional


* Na fase da pré-escola não é aconselhável o aprendizado musical, manusear um instrumento, e sim depois da etapa da musicalização.

* Possibilita a descoberta da música.

* Proporciona descobertas de sons (do próprio corpo, instrumentais e do

meio).

* Por meio da música conhece o corpo, trabalhando imagem e esquema corporal, desenvolvendo os sentidos e aumentando a percepção.

* Estimula o ritmo.

* Estimula aspectos cognitivos e emocionais (atenção, concentração, memória, prontidão, entre outros).

* Estimula a criatividade e a imaginação.

* Proporciona uma melhor socialização.

4 comentários:

Neide Franco disse...

Gostei de ver...ricos textos...belos aprendizados. Vou mostrar para a Flávia...Hoje quando estavamos fazendo um ultrasonofrafia do Baby eu cantei para ele se mover. Ele está lindo. Beijos.

Neide Franco disse...

Minha irmã estou adorando seus textos...já estamos cantando para nosso Baby. Beijos.

Unknown disse...

Genial.....um blog falando de música. Adorei. Parabéns e parabéns. Tenhas muito sucesso. Tenhas certeza que virei passear por aqui seguidamente.....Bjs

NEUSA FRANCO disse...

Mariza e Nancy, Obrigada pela visita.

*SINTONIA FLAUTAS *

De Collages
"A capacidade de discernir entre o que é reto e o que não o é, podemos possuí-la unicamente pela confiança individual em Deus. Cada um deve aprender por si, com auxílio dEle, mediante a Sua Palavra. A nossa capacidade de raciocinar foi-nos dada para que a usássemos, e Deus quer que seja exercitada." (E. G. White, Educação, p. 231)